domingo, 14 de setembro de 2014

Atualização na Lista de Banidas

Esse mês teremos uma atualização na lista de banidas e restritas do commander!

As modificações na lista são anunciadas em conjunto com as modificações nas outras listas oficiais da Wizards, a próxima se dará na rotação (inclusive deixando a questão se isso mudará uma vez que o esquema de rotações mudar). Mas dessa vez, por causa de uma atualização grande no Magic Online, eles anteciparam o anúncio:
http://mtgcommander.net/Forum/viewtopic.php?f=1&t=17210

A primeira grande mudança é a exclusão da lista "Banidas como Comandante" e a inclusão das cartas pertencentes a essa lista na lista regular. Isso quer dizer que Rofellos, Braids e Erayo estão fora, na justificativa de "problemáticos como comandantes".


Rofellos era uma presença imensa em muitos decks intensos no verde e Braids também uma arma fortíssima em controles pretos. Como lidamos com duas cores que tutoram muito e muito fácil, os dois eram quase certos de pousar na mesa quando necessário.
Erayo avisaram que poderiam revisitar o banimento, o que significaria que ela poderia ser liberada como comandante. Não sei se gosto dessa ideia.

A segunda grande mudança foi o desbanimento do 
Kokusho e do MetalworkerKokusho esteve presente na lista de banidas como comandante, pelo tamanho do seu impacto num jogo com múltiplos jogadores e agora está liberado totalmente. Veremos o tamanho do estrago. Metalworker por outro lado, foi um reforço para os decks de artefatos. Muitos já são fortes o bastante e todos sofrem com o hate intenso que artefatos sempre levam, inclusive com o aumento de destruições em massa. Decks monos muitas vezes também acabam dependendo muito de uma boa base de artefato para se manter consistentes e ele pode figurar nessas listas também. Sem esquecer, é claro, de Kozilek e Ulamog, que vão adorar o novo reforço. Uma ótima carta, será interessante ver o quão forte poderá ser no formato.





Talvez, mais tarde, eu escreva algo específico comentando a lista de banidas do commander, mas isso fica pra outro momento.







Opinião do autor

Pessoalmente não gostei das modificações. Eu acho que Rofellos e Braids farão falta e a desculpa de unir as listas é preguiçosa e superficial. Talvez facilite para organizar o Magic Online (de um ponto de vista de programador), mas retirar criaturas saudáveis e divertidas do formato por "problemáticas como comandante" parece uma má ideia.
No desbanimento do Metalworker eu não sei o que dizer, por enquanto. Consigo dizer somente que não é uma carta de fácil acesso e com a inclusão dele no formato, seu preço deve subir mais ainda. Uma saída, por exemplo, seria incluí-lo em alguma das listas que sairão em novembro.
Kokusho eu sempre defendi seu desbanimento, nunca o achei forte demais pro formato, mesmo como comandante, já não era sem tempo.
Erayo eu acho que é chata demais para um formato for fun, não sentirei falta dela. Fico no aguardo, com medo, de desbanirem ela totalmente e eu acabar a encontrando em zonas de comandante do outro lado da mesa.








Frederico Cominato