Hoje vamos discutir uma lista Commander (EDH) extremamente divertida, que pode ser ridiculamente forte, Rosheen Meanderer!
1- Aceleração nos primeiros turnos
A Rosheen custa 4, portanto a curva chave para acelerar é a 2.
Sugestões: Gruul Signet, Mind Stone, Talisman of Impulse, Nature's Lore, Three Visits, Radha, Devoted Druid, Rampant Growth, Farseek, Sakura-Tribe Elder.
Claro que podemos acrescentar algumas acelerações no 1.
Sugestões: Joraga Treespeaker, Sol Ring, Mana Vault, Mana Crypt (no MOL é de boa, não me odeiem).
Algumas acelerações mais tardias podem ser usadas, se forem eficientes, afinal, se a Rosheen levar pancada na cabeça, você ainda quer fazer suas mágicas de X com um tamanho aceitável.
Sugestões: Thran Dynamo, Mana Reflection, Coalition Relic, Somberwald Sage, Karametra's Acolyte, Oracle of Mul Daya(saudades Rofellos).
Sage e Acolyte em especial por poderem aproveitar as coisas que desviram criaturas para gerar múltiplas manas. Em algumas situações de late game, a Acolyte pode gerar dezenas de manas e superar a própria general.
A vantagem de ter sinergia com seu general na forma de habilidades de desvirar é que ela gera sinergia automática com outras criaturas que tenham habilidade de tap. Nesse caso, na mera missão de acelerar o jogo, acabamos gerando uma alternativa interessante ao uso do próprio general.
2- Desvire a Rosheen
A força do deck não é somente fazer o general no 3, e uma spell com X = 6 a 8 no 4. A graça é preparar o terreno parar fazer uma mágica com X = 20 no turno 5 ou 6.
Sugestões: Quirion Ranger, Wirewood Symbiote, Magewrigth's Stone, Scryb Ranger, Seeker of Skybreak, Thousand-Year Elixir.
Desde coisas simples como Joraga Treeskpeaker, até monstros como a Acolyte, o core de desvirar acaba virando uma extensão da aceleração. Fica faltando somente as cartas para aproveitar.
Não esquecendo também da Seedborn Muse, algumas coisas podem ser usadas a instant speed e poder jogar seu turno normalmente deixando a ameaça de algo explodir na cara dele no passe é sempre bom.
3- Força X
A primeira coisa que vêm à mente são hydras, o que não só é uma excelente ideia, como pode dar um subtema muito interessante.
Sugestões: Mistcutter Hydra, Vastwood Hydra, Apocalypse Hydra, Savageborn Hydra, Genesis Hydra, Primordial Hydra, Hydra Broodmaster, Polukranos.
A Broodmaster é extremamente engraçada nessa lista e é uma win condition extremamente comum, principalmente por ser a única hydra que cai no Green Sun's Zenith. Dependendo da sua contagem de hydras, dá pra pensar até em colocar algumas coisas tribais ou coisas como Kalonian Hydra.
Outra coisa que virá à mente quando pensar em mágicas com X é bola de fogo, outra opção excelente, cheia de versatilidade e te dá um alcance incrível. Infelizmente a boa e velha Bola em si não é lá tão forte, temos opções melhores.
Sugestões: Devil's Play, Comet Storm, Starstorm, Fanning the Flames, Titan's Revenge, Clan Defiance, Bonfire of the Damned.
Eu escolhi somente as que podem gerar valor extra. Temos o Revenge podendo voltar pra mão, o Flames voltando com certeza, o Play com flashback se cair na genesis wave e, obviamente, a Comet Storm e a Bonfire que também podem ser game ending.
Se garimpar um pouco mais fundo, vai achar outras opções muito interessantes pra abusar da Rosheen, vou citar aqui as que eu testei e gostei, talvez tenha deixado algumas boas de fora, mas se eu o fiz foi porque elas estouravam o orçamento.
Magus of the Candelabra (Tranforma mana da Rosheen em mana normal para usar onde quiser. O Candelabra original também seria uma opção, mas o investimento é tenso);
Kessig Wolf Run (acredito ser auto-explicativo);
Tectonic Break, Floodwater Dam e Mishra's Helix (essas são um pouco mais cuzonas, geralmente 'lockam' seu oponente fora do jogo, especialmente se você conseguir buscar a Seedborn Muse);
Knollspine Invocation, Jiwari, Arashi (São queimas contínuas, o Knollspine ajuda a dar utilidade pra cartas que vierem na hora errada, os dois espíritos lendários podem ser mass removals instant speed não anuláveis);
Chord of Calling, Green Sun's Zenit e Citanul Flute (poder escolher os bixos certos na hora certa é sempre útil, a Flute pode gerar uma vantagem gigante, especialmente porque suas maiores ameaças custam pouco, já que tem X no seu custo);
Steel Hellkite, Flameblast Dragon, Verdeloth, Wurmcalling (uma alternativa às hydras, bombas que conservam a sinergia com o deck);Genesis Wave (pode parecer meio ruim com o tanto de Hydras que vão cair direto no grave, porém a possibilidade de fazê-la gigante, muito cedo, pode te botar muito na frente no jogo, mesmo que pegue só terrenos).
Ops, acho que vocês vão ter que jogar sem seus terrenos.
4- Tampando buracos
Agora é só completar o deck com cartas de utilidade.
Sugestões:
Garruk, Primal Hunter, Greater Good, Hunter's Prowess, Life's Legacy, Momentous Fall, Soul's Majesty e Hunter's Insight (pra transformar seu suor em recurso, com todas as hydras gigantes);
Harmonize, Coercive Portal, Sylvan Library (mais um pouco de gás extra);
Eternal Witness, Regrowth (Reaproveitar o cemitério pode ser outra ótima opção pra manter a pressão);
Beast Within, Chaos Warp (Remove qualquer coisa, te tira de qualquer buraco);
Ancient Grudge, Nature's Claim (os slots de remoção de artefato e encantamento ficam à gosto do leitor, eu uso o Claim pra pegar Sol Rings e afins no começo sem perder a eficiência no late game, a Grudge é recurso extra e pode ser útil se cair numa Genesis Wave);
Wood Elves, Fierce Empath, Reclamation Sage (um pacotinho pra fazer sinergia com Green Sun's Zenith e Wirewood Symbiote).
Quem joga de verde e vermelho sabe que é muito difícil manter o gás, porém o verde te recompensa sempre por usar criaturas gigantes.
5- Sugestão de Lista
Essa é a lista que eu jogo no MOL, estão faltando ainda algumas coisas por falta de investimento, mas nessa forma ela já fica bem divertida e forte:
Lands (38):
12 Forest
8 Mountain
Ancient Tomb
Cavern of Souls
Command Tower
Copperline Gorge
Hall of the Bandit Lord
Kazandu Refuge
Karplusan Forest
Mossfire Valley
Rootbound Crag
Strip Mine
Taiga
Yavimaya Hollow
Buried Ruin
Gruul Guildgate
Kessig Wolf Run
Reliquary Tower
Temple of Abandon
Raging Ravine
Criaturas (26):
Joraga Treespeaker
Magus of the Candelabra
Quirion Ranger
Wirewood Symbiote
Devoted Druid
Scryb Ranger
Seeker of Skybreak
Radha, Heir to Keld
Fierce Empath
Reclamation Sage
Somberwald Sage
Wood Elves
Eternal Witness
Karametra's Acolyte
Oracle of Mul Daya
Jiwari, the Earth Aflame
Arashi, the Sky Asunder
Seedborn Muse
Steel Hellkite
Flameblast Dragon
Hydra Broodmaster
Verdeloth the Ancient
Mistcutter Hydra
Vastwood Hydra
Apocalypse Hydra
Savageborn Hydra
Outras (35):
Mana Crypt
Mana Vault
Sol Ring
Nature's Claim
Gruul Signet
Lightning Greaves
Magewright's Stone
Ancient Grudge
Nature's Lore
Regrowth
Sylvan Library
Three Visits
Coalition Relic
Floodwater Dam
Thousand-Year Elixir
Chaos Warp
Knollspine Invocation
Beast Within
Hunter's Insight
Coercive Portal
Greater Good
Harmonize
Citanul Flute
Mishra's Helix
Garruk, Primal Hunter
Devil's Play
Green Sun's Zenith
Wurmcalling
Comet Storm
Fanning the Flames
Starstorm
Tectonic Break
Titan's Revenge
Clan Defiance
Genesis Wave
General:
Rosheen Meanderer
Todas as cartas caras são opcionais (como Library e Crypt), o orçamento pode variar o quanto você quiser sem perder muito na força nem na diversão. Eu recomendo, se você é um Jimmy como eu, e gosta quando seus oponentes saem amassados com um sorriso maroto na cara do tipo "Não acredito que estou perdendo pra isso".
Frederico Cominato